CVA
Centro de Vacinação de Adultos


INFORMAÇÕES GERAIS

A criação do CVA

O Centro de Vacinação de Adultos (CVA) é o resultado de um projeto de iniciativa de docentes da Área de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina, com o apoio do Núcleo de Saúde Coletiva (NESC) da UFRJ. A criação do CVA é uma decorrência da percepção da relevância de se desenvolver e divulgar no Brasil uma cultura de vacinação de adultos. O CVA é o primeiro Serviço no Estado do Rio de Janeiro voltado exclusivamente para a imunização de adultos  (credenciamento : RJ 64.03/264).

As atividades ligadas ao CVA iniciaram-se em setembro de 1995 com a Campanha de Vacinação contra a hepatite B dos Profissionais e Estudantes da Área da Saúde da UFRJ e, logo a seguir, com a Vacinação anti-meningocócica (A/C) da Comunidade Universitária. Em ambas as ocasiões, o CVA contou com o apoio do Centro Municipal de Saúde Necker Pinto, da Ilha do Governador.

A partir de outubro de 1996, já com sede própria definitivamente estabelecida, foi possível ampliar as atividades assistenciais de rotina e iniciar as de capacitação de pessoal. Em setembro de 1998, foi estabelecido vínculo oficial com o Centro Municipal de Saúde Marcolino Candau (administrado em co-gestão pela UFRJ), por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde.


Objetivos do CVA


População alvo

 A população alvo do atendimento de rotina do CVA é a comunidade da UFRJ, constituída por:


Página Principal Primeira Consulta Vacinas
©CVA
 
Os textos disponíveis no CVA são, exclusivamente, para uso individual. O conteúdo das páginas não pode ser copiado, reproduzido, redistribuído ou reescrito, no todo ou em parte, por qualquer meio, sem  autorização prévia.
Créditos: Cives - Centro de Informação em Saúde para Viajantes