CVA
Centro de Vacinação de Adultos

Vacinas contra o tétano

Guilherme Côrtes Fernandes, Katia de Carvalho Affonso & Terezinha Marta P.P. Castiñeiras

O tétano é uma doença imunoprevenível, grave e potencialmente fatal, causada por uma toxina produzida pelo Clostridium tetani, uma bactéria que pode contaminar ferimentos (mesmo pequenos). Esta bactéria é encontrada no ambiente (solo, esterco, superfície de objetos) sob a forma de esporos (formas de resistência). Quando contamina ferimentos, sob condições favoráveis (presença de tecidos mortos, corpos estranhos e sujeira), torna-se capaz de produzir a toxina tetânica, que atua em terminais nervosos, induzindo contrações musculares intensas.

As primeiras manifestações do tétano, geralmente dificuldade de abrir a boca (trismo) e de engolir, surgem alguns dias após a inoculação dos esporos do Clostridium tetani nos ferimentos. Na maioria dos casos, ocorre progressão para contraturas musculares generalizadas, que podem colocar em risco a vida do indivíduo quando comprometem a musculatura respiratória.

1. Quem precisa ser vacinado contra o tétano?

2. O risco de tétano existe em qualquer tipo de ferimento?
3. Que vacinas existem contra o tétano?                . DTP e DTPa (proteção contra difteria, tétano e coqueluche)
          . DT (proteção contra difteria e tétano)
                 . dT (proteção contra difteria e tétano)
                 . ATT (proteção contra o tétano)

4. É melhor ser vacinado com a ATT, que é exclusiva contra o tétano, ou com a dT (contra tétano e difteria)?
5. Qual a composição das vacinas contra o tétano? 6. Por que se ouve falar tanto em "alergia à injeção antitetânica"? 7. A vacina contra tétano e difteria (dT) pode causar reações? 8. A vacinação contra tétano e difteria é igual para crianças e adultos? 9. Quem  está sem o reforço da antitetânica há mais de 10 anos, mas tem vacinação completa, precisa repetir as três doses? 10. As gestantes podem ser vacinadas?

11. Existe alguma situação na qual é necessário antecipar o reforço contra o tétano?

12. Para evitar o tétano basta estar vacinado? Atualizado em 29/10/2006, 10:45h.

O Cartão de Vacinação é um documento de comprovação de imunidade, sendo responsabilidade das Unidades de Saúde emití-lo ou atualizá-lo por ocasião da administração de qualquer vacina. Deve ser guardado junto com os documentos de identificação pessoal. É importante que seja apresentado nos atendimentos médicos de rotina e fundamental que esteja disponível  nos casos de acidentes.
 
Página Principal Doenças Imunopreveníveis Vacinas
©CVA
 
Os textos disponíveis no CVA são, exclusivamente, para uso individual. O conteúdo das páginas não pode ser copiado, reproduzido, redistribuído ou reescrito, no todo ou em parte, por qualquer meio, sem  autorização prévia.
Créditos: Cives - Centro de Informação em Saúde para Viajantes