CVA
Centro de Vacinação de Adultos

Vacinas contra a difteria

Guilherme Côrtes Fernandes, Katia de Carvalho Affonso & Terezinha Marta P.P. Castiñeiras

A difteria ("crupe") é uma doença imunoprevenível grave e potencialmente fatal, causada pela toxina produzida por uma bactéria, o Corynebacterium diphtheriae. A difteria que pode acometer pessoas susceptíveis (não adequadamente vacinadas) de qualquer idade e não apenas as crianças, como era mais comum antes da utilização sistemática da vacina. A transmissão se faz de pessoa a pessoa, através de gotículas de secreção respiratória contendo a bactéria (e eventualmente secreção de lesões cutâneas).

1. Por que ser vacinado contra a difteria?

2. Quem precisa ser vacinado contra a difteria?
 3. Que vacinas existem contra a difteria? 3. Qual a composição das vacinas contra a difteria?
 4. A vacina contra tétano e difteria (dT) pode causar reações? 5. A vacinação contra tétano e difteria é igual para crianças e adultos? Atualizado em 27/1072006, 23:54h.

O Cartão de Vacinação é um documento de comprovação de imunidade, sendo responsabilidade das Unidades de Saúde emití-lo ou atualizá-lo por ocasião da administração de qualquer vacina. Deve ser guardado junto com documentos de identificação pessoal. É importante que seja apresentado nos atendimentos médicos de rotina e fundamental que esteja disponível  nos casos de acidentes.

Página Principal Doenças Imunopreveníveis Vacinas
©CVA
 
Os textos disponíveis no CVA são, exclusivamente, para uso individual. O conteúdo das páginas não pode ser copiado, reproduzido, redistribuído ou reescrito, no todo ou em parte, por qualquer meio, sem  autorização prévia.
Créditos: Cives - Centro de Informação em Saúde para Viajantes