CVA
Centro de Vacinação de Adultos

Vacina contra a gripe

Guilherme Côrtes Fernandes, Fernando S. V. Martins & Terezinha Marta P.P. Castiñeiras

A gripe (influenza) é uma doença infecciosa, transmissível, causada pelo vírus influenza. É transmitida de uma pessoa para outra por via respiratória com extrema facilidade, causando febre, coriza, tosse seca, dor de garganta, dor de cabeça e dor no corpo. As pessoas  idosas e as portadoras de doenças crônicas têm maior risco de complicações como a pneumonia, o que pode tornar necessário a  internação hospitalar. A vacinação contra a gripe reduz o risco de infecção com o vírus influenza e, portanto, o de complicações.

A vacina mais comumente utilizada é a injetável, que é elaborada a partir de vírus influenza cultivados em ovos de galinha. A vacina tem componentes de várias cepas do vírus influenza,  inativados e fracionados. Além disto, existem na sua composição pequenas quantidades de timerosal (Mertiolate®) e de neomicina (um antibiótico). É importante ressaltar que, por ser produzida com vírus inativado, a vacina pode ser administrada com segurança em pessoas com deficiência do sistema imunológico e se administrada em gestantes, não representa risco para o feto.

1. Quem  deve ser prioritariamente vacinado?

2. Qual a duração da proteção conferida pela vacina?
3. Pode-se ter gripe mesmo após a vacinação? 4. A vacina contra a gripe pode dar reações? 5. Em que situações a vacina não deve ser aplicada? 6. Gripe e resfriado são a mesma doença? 7. Quem for vacinado precisa fazer dieta ou parar de tomar algum remédio? 8. Existem outras vacinas importantes para as pessoas idosas?
O Cartão de Vacinação é um documento de comprovação de imunidade, sendo responsabilidade das Unidades de Saúde emití-lo ou atualizá-lo por ocasião da administração de qualquer vacina. Deve ser guardado junto com documentos de identificação pessoal. É importante que seja apresentado nos atendimentos médicos de rotina e fundamental que esteja disponível  nos casos de acidentes.
Atualizado em 31/10/2004, 21:12 h
 
Página Principal Doenças Imunopreveníveis Vacinas
©CVA
 
Os textos disponíveis no CVA são, exclusivamente, para uso individual. O conteúdo das páginas não pode ser copiado, reproduzido, redistribuído ou reescrito, no todo ou em parte, por qualquer meio, sem  autorização prévia.
Créditos: Cives - Centro de Informação em Saúde para Viajantes